Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ambicionar não custa e sonhar muito menos

Todos sabemos que Portugal tem uma economia muito fragilizada e que investir está praticamente fora do nosso dicionário, investir muito e sem garantias de sucesso então é algo que não existe neste pais muito menos numa altura em que temos a troika aqui.
Mas bolas, a televisão gaba-se que produz novelas, os produtores gabam-se que tem excelentes actores, os actores gabam-se que tem excelentes produtores e realizadores,  as pessoas do ramo gabam-se que o ramo em Portugal é muito bom tem muito talento e potencial, a pergunta é: Será muito difícil esta industria investir mais, investir melhor, produzir mais e produzir melhor em termos de cinema ? Eu vou ao cinema estão 12 filmes em cartaz e nenhum, repito nenhum, é português! Acção, comédia, drama, terror, infantil, nada absolutamente nada se produz e não digam o contrário porque um de 3 em 3 meses não conta. Há dinheiro para existirem milhares de cartazes na rua sobre a apresentação da nova novela da TVI ou da SIC tanto faz e não há dinheiro para se anunciar filmes portugueses ?
Os globos de ouro falaram só coisas boas sobre os filmes nomeados este ano mas alguém viu algum cartaz numa estação de autocarros a anunciar isso ? Um ? Dois ? Três ? Ou nenhum cartaz ? Nesses canais televisivos existe ainda dinheiro então e que tal investi-lo em co-produções cinematográficas ou em apoios para filmes ? Porque não ?
Portugal dá-se ao luxo de ter publico nas salas, de ter profissional competente, de ter talento, de ter bons exemplos vindos do estrangeiro de sucesso e ninguém neste pais á beira mar plantado bate na mesa e diz: Não eu quero produzir tenho actores, tenho realizadores, tenho toda uma equipa capaz atrás de mim e portanto só preciso de ajuda de alguém que invista nisto que invista na produção nacional sem ser nas 200 mil novelas que dão por ano! Procurem senhores produtores senhores que podem produzir, procurem ajudas mais que não seja para quando ouvirem um redondo não virem a público dizer de quem o ouviram e dizerem que afinal ninguém faz mais porque também ninguém apoia!
Todos sabem é visível que neste pais há muito talento mas curiosamente não se investe nele. Que venham pessoas com vontade de agarrar nele e com vontade de irem fazendo, com vontade de meter um cinema com 3 ou 4 filmes portugueses em cartaz. A industria cá está montada para os outros e isso tem de mudar, é óbvio que se gosta do que os outros fazem mas imagino que se goste que se faça o mesmo por cá. Daniela Ruah e Benedita Pereira já recusaram ser protagonistas em novelas nacionais para…irem até ao estrangeiro melhorar e investir na sua carreira! Se mais 20 fizessem o mesmo se calhar a mentalidade mudava e começava-se a pensar em fazer-se cá ou tentar fazer pelo menos o que no estrangeiro elas procuram. Vou dar uma noticia que poderá desiludir-vos: os americanos nascem só com um cérebro tal como nós, e nós podemos e devemos tentar mostrar-lhes o nosso trabalho e não ser apenas o contrário. Porque que é que para se crescer e ter visibilidade se tem de ir para os EUA ? Tanta originalidade para umas coisas e tão pouca para outras, sejam originais e façam “o que ainda não foi feito”  pois tenho a certeza de que o público vai aderir em massa ás salas de cinema com filmes nacionais pois não fosse o que é nacional BOM, ambicionem mais, 3 novelas á noite na TVI  já não agrada nem ao menino Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário